Fisioterapia Motora

A Fisioterapia Neuropediátrica atua na prevenção, habilitação e reabilitação motora da criança, visando um desenvolvimento neuropsicomotor adequado. Atrasos no desenvolvimento normal causados por diferentes causas podem ser amenizadas com o recebimento de estímulos precoces.

A Fisioterapia Neuropediátrica se inicia com uma avaliação composta por testes motores e sensoriais além da aplicação de escalas de avaliação do desenvolvimento infantil, de acordo com o caso e idade da criança.

Além de tratar os problemas e as doenças congênitas, a fisioterapia na infância ainda pode atuar de maneira preventiva, evitando que problemas e vícios posturais ou questões respiratórias, por exemplo, tragam prejuízos mais graves.

Fisioterapia Pélvica

A especialidade tem como objetivo prevenir e tratar os distúrbios osteomioarticulares da pelve. O conjunto destas estruturas são responsáveis pelas funções urinárias, fecal, além de importante participação na parte obstétrica e sexual. Com atendimento especializado, voltado para crianças com disfunções miccionais e coloproctológicas, a Fisioterapia Pélvica também atua no tratamento de bexigas neurogênicas.

Essa especialidade atua também:

  • Pré e pós operatórios de cirurgias pélvicas (histerectomia, hemorroidária).
  • Queda de bexiga.
  • Atendimento a gestante no pré e pós parto.
  • Perdas de fezes.
  • Prisão de ventre.
  • Anismo.

Nas disfunções sexuais:

  • Dores na relação sexual.
  • Vaginismo.
  • Vulvodinea.
  • Sensação de frouxidão vaginal.

RTA

O RTA – Reequilíbrio Toracoabdominal – é um método de terapia manual global que tem por objetivo incentivar a ventilação pulmonar e promover a remoção de secreções pulmonares e das vias aéreas superiores através da reorganização do sinergismo muscular respiratório, que se perde na presença de disfunção respiratória. Essa reorganização, no repouso e durante as atividades funcionais, possibilita a redução do esforço muscular ventilatório, melhora a ventilação e otimiza as atividades funcionais.

As medidas terapêuticas para alcançar tais objetivos baseiam-se no alongamento e fortalecimento dos músculos respiratórios, além da facilitação da adequação da tonicidade muscular, na tentativa de vencer as tensões elásticas e obstrução pulmonares aumentadas na vigência de pneumopatias. O RTA preconiza que as disfunções e doenças respiratórias apresentam sequelas musculares, posturais, ocupacionais e sensório-motoras.

Fonte: Mariângela Pinheiro de Lima – Site: www.metodorta.com.br.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional Infantil visa promover a prevenção, tratamento e reabilitação de crianças que apresentem quadros de alterações sensoriais, afetivas, cognitivas e psico-motoras. O objetivo é auxiliar essas crianças no estabelecimento das suas atividades e proporcionar uma maior autonomia no dia-a-dia e em seu próprio desenvolvimento.

Em alguns casos, mesmo com as brincadeiras e estimulações realizadas pelas mamães e papais, a criança pode não responder conforme o esperado. Nesse momento, o terapeuta ocupacional infantil tem as estratégias e recursos necessários para avaliar e intervir no desenvolvimento do pequeno. O importante é fazer a criança vivenciar todos os estímulos necessários. Assim, ela terá um desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial completos, e será capaz de aprender novas habilidades.

Psicomotricidade

A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.

Através da brincadeira o terapeuta psicomotricista, observam o funcionamento emocional e motor do indivíduo e utiliza outras brincadeiras para corrigir as alterações à nível mental, emocional ou físico, de acordo com a necessidade de cada um.

Algumas situações em que a técnica de psicomotricidade pode ser indicada são:

• Dificuldade de aprendizagem, como dislexia e déficit de atenção, por exemplo.
• Alterações na memória.
• Hiperatividade.
• Agressividade.
• Problemas posturais.
• Dispraxia, que corresponde a dificuldades motoras.

Dessa forma, a psicomotricidade pode ser feita com crianças de possuem paralisia cerebral, alterações genéticas, síndromes, além de também poder ser recomendada para todas as crianças que possuem alguma alteração no seu desenvolvimento sensório motor.

Fonoaudiologia

fonoaudiologia tem como objetivo principal facilitar e aprimorar a comunicação. Além da linguagem oral, o fonoaudiólogo também auxilia nas dificuldades da linguagem escrita, como, por exemplo, pessoas que têm dislexia, e também ajuda crianças com problemas de respiração, dificuldades para engolir, mastigar ou sugar.

A fonoaudiologia infantil vai muito além do que simplesmente ensinar crianças a falar. Hoje, o profissional dessa área é responsável por cuidados da audição, da articulação da fala e voz, da linguagem oral e também da leitura e escrita.

A fonoaudiologia infantil também auxilia na correção do bebê ao sugar corretamente, evitando a pega incorreta e as fissuras das mamas da mãe, além de evitar que o bebê não consiga ter uma amamentação correta.

Musicoterapia

A Musicoterapia utiliza a música, seus elementos estruturais (harmonia, melodia, ritmo e som) e os parâmetros do som (altura, duração, intensidade e timbre) para alcançar objetivos terapêuticos.

Diferente de como ocorre na educação musical, na recreação e em apresentações artísticas; a estética musical, na musicoterapia, não está no centro das sessões, mas está subordinada às necessidades e possibilidades do paciente ou do grupo.

As aplicações mais comuns no Brasil são em saúde mental, deficiência intelectual e reabilitação, embora haja outras áreas onde a musicoterapia atua, como estimulação essencial, TDAH, deficiência visual, oncologia, adultos típicos, organizacional e muitas outras.

Neuropsicologia

A Neuropsicologia trabalha com Neurofeedback que é uma técnica de neuromodulação autorregulatória cujo objetivo é melhorar o desempenho da atividade cerebral, e assim, obter uma melhora cognitiva e comportamental da pessoa.

Portanto pode-se melhorar os sintomas de dificuldade de concentração, diminuir a hiperatividade diminuir a ansiedade, melhorar o sono, melhorar sintomas de depressão, potencializar as funções executivas garantindo assim uma melhoria da qualidade de vida!

Neuromodulação

É uma técnica de tratamento avançado de Neuromodulação de forma segura e não invasiva (não precisando de cirurgia).

É uma aplicação de corrente fraca constante, sendo realizado com eletrodos alocados na cabeça do paciente bde forma indolor.

Dependo do que o Fisioterapeuta que trabalhar pode-se montar um atendimento com o exato local do cérebro que deve ser estimulado ou inibido. Provocando uma Modulação Neuronal sem despolarizar os potenciais de ação.

Na pediatria é o melhor momento de estimular , pois o cérebro ainda está em desenvolvimento. Podendo ser realizado após o fechamento das fontanelas que ocorre em torno de 18 meses de vida ou a partir de 2 anos de idade.

É um recurso mais moderno e eficiente no tratamento de sequelas por lesão neurológica, promovendo a recuperação funcional dos movimentos que foram perdidos , respeitando a limitação de cada caso.

Principais Indicações:

  • Acidente Vascular Encefálico (AVC).
  • Lesão Medular.
  • Traumatismo Craneano Encefálico (TCE).
  • Doença de Parkinson.
  • Dor Neuropática.
  • Paralisia Cerebral.
  • TEA (Autismo).
  • Ataxia.
  • Atetose.
  • Hipotonia.
  • Ansiedade.
  • Insônia.
  • Depressão.
  • Entre outros …

Psicologia

O acompanhamento psicológico possibilita diversos benefícios, melhora e estimula o desenvolvimento cognitivo, contribui na qualidade da vida social, familiar e escolar. Diminui o sentimento de exclusão e baixa autoestima. Auxilia na superação e no convívio com a discriminação e pré conceitos. Contribui para a autonomia e independência e atua em conjunto com as terapias cognitivas e motoras. Orienta pais e responsáveis propiciando a aceitação e apoio emocional ao paciente.

Através de atividades lúdicas fortalece a importância do brincar e a elaboração de demandas emocionais e comportamentais.

Momento de acolhimento, escuta, apoio e fortalecimento para as rotinas terapêuticas, sociais e emocionais.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia é um campo do saber que envolve as áreas de saúde e educação e tem como objetivo analisar e tratar dificuldades específicas de aprendizagem.

O psicopedagogo é o profissional indicado para avaliar e intervir em casos em que as dificuldades na aprendizagem se tornam persistentes e os avanços das crianças se tornam lenificados e/ou trazem prejuízos para a cognição de forma geral. Crianças que apresentam pouco interesse nas aprendizagens e falham em funções importantes como: atenção, memória, leitura, escrita, raciocínio lógico… devem procurar a ajuda deste profissional.

Nutrição

A importância da nutrição vai além, do alimento em si, ao contrário do que muitos pensam nutrição vai além do nutrir é preciso reconhecer que o alimento é o transporte entre o comer e a saúde pois ele irá não só nutrir como acolher os momentos onde muitos alimentos remetem a lembranças acolhedoras como aquele cheirinho de bolo de vó ou até mesmo o arroz da mamãe , a importância da nutrição principalmente na saúde infantil é primordial para um adulto saudável, um adulto nutrido e com uma imunidade boa capaz de combater inúmeras doenças causadas por deficiências de vitaminas e minerais contida nos alimentos, hipertensão e diabetes por exemplo são doenças que podem ser evitadas com uma alimentação correta capaz de evitar essas doenças crônicas, com isso inúmeros transtornos podem ser evitados e o tornando assim um adulto mais saudável .

Terapia Alimentar

A Terapia Alimentar visa ressignificar a alimentação e a relação com os alimentos, aproximando a criança de forma segura de cada alimento e reapresentando de forma lúdica, confortável e oferecendo estímulos sensoriais, fazendo com que a criança tenha interesse e prazer em provar e se alimentar.

Aqui no CRE, nosso espaço é preparado com minicozinha, bem decorado e desenvolvido para trabalhar essas dificuldades alimentares. As crianças têm contato com alimentos, ajudam na preparação de pratos e consomem os alimentos durante a terapia. A equipe é composta de TERAPEUTA OCUPACIONAL, NUTRICIONISTA E FONOAUDIÓLOGA. Todos esses profissionais vão intervir na necessidade de cada paciente após uma avaliação prévia.

Terapia ABA

A Terapia ABA é uma Intervenção Comportamental baseada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista ou outros transtornos do desenvolvimento. A Terapia ABA pressupõe a aplicação dos princípios da Ciência Analítico Comportamental para promover mudanças comportamentais como, redução de excessos e barreiras comportamentais e diminuir os déficits desenvolvendo habilidades funcionais, de vida diária, na área acadêmica, no desenvolvimento socioemocional e de autorregulação, de comunicação, entre outras habilidades socialmente relevantes para o desenvolvimento e participação na sociedade.

Essas habilidades são desenvolvidas através de estratégias específicas com evidências científicas para mudança comportamental. Nossa intervenção é realizada e planejada de forma individualizada, através da avaliação do repertório de cada cliente e de avaliações funcionais. São desenvolvidos programas de ensino que visam desenvolver habilidades, promovendo uma melhor qualidade de vida e inclusão social.

Nossa equipe conta com técnicos comportamentais capacitados e treinados para realizar intervenção comportamental e também com uma equipe de supervisores Analistas do Comportamento especialistas com experiência em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, deficiência intelectual e Linguagem.
Nosso compromisso é desenvolver um trabalho ético, desenvolver capacitação para as famílias para que possamos juntos promover melhor qualidade de vida para os nossos clientes.